O Twitter foi intimado pela justiça da Califórnia, nos Estados Unidos, a entregar os dados privados de um usuário do microblog que fazia acusações anônimas ao conselho da cidade de South Tyneside, na Inglaterra. O conselho entrou com uma acusação por calúnia e levou o caso à corte superior da Califórnia, onde o Twitter é sediado.
Esse é a primeira vez que a empresa foi obrigada a revelar dados sigilosos de seus usuário por uma decisão judicial. Esse caso pode abrir um precedente e mudar a forma como se vê a privacidade e a liberdade de expressão on-line.
O acusado de ser dono da conta no microblog, Ahmed Khan, também faz parte do conselho da cidade de South Tyneside. Após a decisão, ele recebeu uma mensagem eletrônica do site avisando que os dados da conta dele, como nome, endereço de e-mail e telefone, seriam entregues à justiça.
Khan disse também que só ficou sabendo do processo por meio de um e-mail do Twitter, porque o conselho não chegou a avisá-lo da acusação. Ele contou que teve apenas 14 dias para apresentar sua defesa. Para isso precisou contratar um advogado e viajar até os Estados Unidos, pagando todas as despesas.
Khan nega ter sido o autor das mensagens contra o conselho. Ele disse ao jornal britânico The Guardian que considera o caso um risco para a liberdade de expressão e para privacidade. De acordo com ele, a liberação dos dados de sua conta também expõe os usuários que mandavam mensagens privadas (direct messages) para ele com denúncias sobre a órgão da cidade inglesa.
Além da conta pessoal do conselheiro, foram entregues a justiça outras 30 informações confidenciais de várias contas. O responsável por uma das contas de Twitter acusadas, que se define como "a consciência do conselheiro Ahmed Khan".
"Quem mandar mensagens no Twitter hoje pode estar arrumando problemas, principalmente se o receptor da mensagem se sentir caluniado. Se a California conseguiu por que não outro estado ou pais? Como serão os outros que se sentiram caluniados, por que eles também não podem ter acesso aos que lhe mandaram mensagens? Como fica o Twitter agora tendo que entregar meus dados? Cadê a segurança em postar anonimanete?" Júlio Folador
fonte: R7