Páginas

Tradutor do Blog do Folador

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ABI repudia agressão ao vivo a repórter da Globo, repórter trazia informações sobre o cancêr do ex-presidente Lula



A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudiou em nota a agressão que a repórter da TV Globo Monalisa Perrone sofreu nesta segunda-feira em São Paulo. A jornalista foi derrubada durante link ao vivo no Jornal Hoje quando dava informações sobre o primeiro dia de tratamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em frente ao hospital Sírio-Libanês.

A ABI disse que os agressores são vinculados ao "MerdTV, grupo que já na própria denominação demonstra o baixo nível e o primarismo de suas intervenções". Veja a nota completa:

A ABI manifestou nesta segunda-feira, dia 31 de outubro, sua solidariedade com a jornalista Monalisa Perrone, da TV Globo de São Paulo, vítima de agressão quando cobria a movimentação no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, após a nova internação do ex-Presidente Lula.

A ABI deplora o comportamento dos agressores, vinculados ao MerdTV, grupo que já na própria denominação demonstra o baixo nível e o primarismo de suas intervenções.

A agressão
A repórter Monalisa Perrone foi empurrada por três homens que correram em sua direção aos gritos. Um deles ainda disse: "estão me derrubando aqui", enquanto outro apontava o dedo para a câmera.

Com o link já fora do ar, os apresentadores na bancada do jornal ficaram indignados. "Infelizmente, nós vemos que a Monalisa Perrone foi interrompida, por quem a gente não sabe", disse Evaristo Costa. "Que deselegante!", afirmou Sandra Annenberg.

Ainda durante o programa, Monalisa voltou ao ar ao lado do colega José Roberto Burnier, anunciando que estava abalada e que ele assumiria a cobertura. "Levei um susto enorme, estou tremendo, nem sei se consigo falar direito. Em 20 anos de profissão, isso nunca me aconteceu. Mas, enfim, televisão ao vivo é isso", disse a jornalista, acrescentando que estava bem.

O câncer de Lula

Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.



fonte: Terra

Países 'disputam' título de bebê sete bilhões



Diversos países ao redor do mundo decidiram escolher recém-nascidos para representar o bebê número sete bilhões nesta segunda-feira.

A ONU definiu o dia 31 de outubro como a data simbólica do marco populacional. As Filipinas foram o primeiro país a celebrar, com o nascimento de Danica May Camacho, no hospital Jose Fabella, na capital Manila.



A menina acabou vindo ao mundo pouco antes do previsto - às 23h58 de domingo - mas os médicos disseram que era perto o suficiente da data para que ela fosse considerada a bebê sete bilhões.

Além de presentes e um bolo comemorativo, a bebê teria recebido uma bolsa de estudos e a família, ajuda financeira.

Índia

Na Índia, a ONG de defesa dos direitos das crianças Plan International escolheu a bebê Nargis, que nasceu às 7h25 no horário local no Estado de Uttar Pradesh, como a representante do número sete bilhões.

Filha de um fazendeiro pobre, Nargis foi escolhida com o objetivo de chamar atenção para o problema do aborto de meninas e da assimetria da proporção entre homens e mulheres no país.

Segundo a ONG, centenas de milhares de fetos de meninas são abortados na Índia a cada ano, apesar de o procedimento ser proibido e do uso de ultrassom para descobrir o sexo do bebê ser ilegal.

Rússia

Na Rússia, dois bebês nascidos em áreas remotas do país foram escolhidos como símbolos dos sete bilhões.

A televisão estatal russa mostrou imagens de comemoração após o nascimento do menino Pyotr Nikolayev, na província de Kaliningrado, que faz fronteira com a Polônia e a Lituânia.

Mas as autoridades de Kamchatka, do outro lado do país, no Oceano Pacífico, emitiram uma declaração orgulhosa dizendo que o bebê sete bilhões havia nascido na cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky.

Bebê 6 bilhões

No dia 12 de outubro de 1999, a ONU escolheu um bebê bósnio, Adnan Mevic, como o habitante da Terra de número seis bilhões.

O secretário-geral da época, Kofi Annan, foi até o hospital de Sarajevo e tirou fotos com o menino no colo.

A família Mevic luta contra a pobreza no momento, o que teria levado a ONU a não escolher nenhum bebê como símbolo oficial dos sete bilhões.

Segundo projeções das Nações Unidas, a população mundial deve chegar a oito bilhões em 2025 e a dez bilhões em 2083, mas esses números ainda podem variar dependendo de diversos fatores, como expectativa de vida, acesso a controle de natalidade e taxas de mortalidade infantil.

A ONU também usou o marco dos sete bilhões para pedir que as pessoas reflitam sobre os diversos problemas que poderiam ser causados por um planeta superpopulado, como a falta de água, alimentos ou condições de vida decentes.



fonte: G1

Ladrão invade creche e foge do local de biquíni rosa; assista



Um ladrão excêntrico foi flagrado usando um biquíni rosa após invadir uma creche em Indianápolis, no estado de Indiana, nos EUA. O homem entrou no local usando roupas normais, mas resolveu colocar o traje de banho ao encontrá-lo em um dos cômodos.

Logo após ele colocar a roupa de banho o alarme do imóvel  tocou e o ladrão fugiu usando apenas o biquíni rosa. As imagens foram capturadas pelas câmeras de segurança da creche.  As informações são da emissora de TV Fox.



Agentes chegaram no local momentos depois da invasão, mas não encontraram nada suspeito. No dia seguinte, funcionários da creche viram o vídeo e encaminharam para a polícia. O suspeito está sendo procurado.



fonte:  Paraiba.com.br

terça-feira, 25 de outubro de 2011

População mundial chega a 7 bilhões no fim do mês, diz ONU




A população mundial deve chegar a 7 bilhões no dia 31 de outubro como afirma a ONU em relatório divulgado nesta terça-feira. Segundo a organização, o número vem se elevando com uma velocidade nunca vista e, em 2050, deve chegar aos 9,3 bilhões. 

Entre os principais fatores apontados na contribuição desse expressivo aumento populacional estão a alta taxa de natalidade de alguns países e a evolução no estilo de vida e medicamentos, que geraram maior longevidade. Hoje, cerca de 893 milhões de pessoas já passaram dos 60 anos.

A média da expectativa de vida atual é de 68 anos. A mesma classificação alcançava apenas 48 em 1950. 

Segundo estatísticas oficiais, no Reino Unido, a quantidade de pessoas com mais de 85 anos subiu mais de 100% entre 1985 e 2010. Já as pessoas com menos de 16 anos caiu de 21% para 19% neste mesmo período.

Na Zâmbia, sul da África, o altíssimo número de nascimentos já assusta o governo. A população é de 13 milhões de pessoas, mas estima-se que este número triplique até 2050, chegando a  100 milhões até o fim do século. Esta marca daria ao país o posto de população mais crescente do planeta. Mesmo com a queda de mundial de fertilidade global (passando de cinco para uma média de 2,5 crianças por família), as mães de  Zâmbia ainda têm média de seis crianças.

Segundo a ONU, é necessário um investimento maior e planejamento para lidar com a crescente população mundial e as consequências esperadas (como necessidade de alimentos, água e maior produção de lixo e poluição).



fonte: SRZD

STJ confirma a legalidade do casamento de homossexuais por 4 votos favoráveis a 1

É a 1ª vez que um tribunal superior analisa o tema depois que o STF reconheceu união estável


A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou hoje (25), por maioria de 4 votos a 1, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. É a primeira vez que um tribunal superior analisou o assunto depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a união estável entre pessoas de mesmo sexo. O julgamento no STJ começou na semana passada com maioria de 4 votos pela liberação da união homoafetiva, mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Buzzi, último a votar.
A divergência no julgamento de hoje, no entanto, não foi de Buzzi, mas do ministro Raul Araújo, que mudou de posição e entendeu que o STJ não era competente para analisar o caso. Na sessão da semana passada, ele já havia sinalizado que apenas o Supremo Tribunal Federal (STF) poderia julgar uma questão como essa, porque trata de tema constitucional. Porém, no final, acabou se manifestando favoravelmente ao casamento homoafetivo, confundindo até mesmo o advogado responsável pelo caso.
Estava em análise o recurso de duas mulheres que tentavam obter em cartório a habilitação para o casamento no Rio Grande do Sul. O pedido foi negado em primeira instância e também pelo Tribunal de Justiça do estado, que entendeu que o Código Civil de 2002 só libera o casamento entre homem e mulher, o que tornaria o pedido inviável. Inconformadas, as mulheres recorreram ao STJ.
O relator do caso, ministro Luís Felipe Salomão, destacou em seu voto que o Estado deve facilitar a conversão da união estável em casamento, pois essa é a forma que, juridicamente, melhor protege a família. Também votaram a favor do casamento homoafetivo os ministros Antônio Carlos Ferreira e Isabel Gallotti.
Ainda existe a possibilidade de recurso do Ministério Público, que na ação do Rio Grande do Sul se posicionou contra o casamento entre homossexuais, mas o advogado do casal, Paulo Lotti, considera isso improvável. Ele também acredita que a decisão da Quarta Turma não tem efeito vinculante para toda a Justiça e que serve apenas para criar jurisprudência sobre o caso. “Só haverá uma decisão uniforme em todo o país se houver lei autorizando o casamento ou se o STF analisar uma ação de controle de constitucionalidade nesse sentido”.


fonte: Correio do Estado

MEC divulga gabarito oficial do Enem


São quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada.
Cerca de 4 milhões de estudantes fizeram o exame nos dias 22 e 23.


O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na tarde desta terça-feira (25), o gabarito oficial da edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste sábado (22) e domingo (23). Os documentos estão disponíveis para download no site do Enem.
Na segunda-feira (24), o Inep havia divulgado os cadernos de provas utilizados pelos candidatos, divididos por cor.

Cerca de 4 milhões de pessoas fizeram as provas no sábado (22) e no domingo (23). No total, mais de 5,3 milhões de estudantes se inscreveram no exame, mas a abstenção média, segundo o MEC, foi de 26,4%, o que representa mais de 1,4 milhão de candidatos. O número bateu recordes neste ano.
Segundo o edital do Enem, o resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, será divulgado em 4 de janeiro de 2012.
Entenda o sistema de pontuação do Enem
O Enem usa um sistema de pontuação diferente dos vestibulares. A correção é feita com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), na qual cada questão tem um valor específico de acordo com seu grau de dificuldade. Isto significa que dois candidatos que tenham acertado o mesmo número de questões do Enem não terão necessariamente a mesma pontuação.
O Enem é composto por quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens), cada uma com 45 questões cada, e mais uma redação.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem, a TRI reduz as chances de acerto por "chute" das respostas do Enem. Na TRI, o foco é no item, como é chamada cada questão, e não no total de acertos. Aluno que mostra padrão de resposta médio ao longo da prova, se acerta uma questão de padrão mais difícil pode aparecer uma resposta aleatória.


A TRI é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta. Cada item/questão é construído um modelo representado por três parâmetros: a discriminação (que ajuda a diferenciar a habilidade dos alunos), o grau de dificuldade e o acerto casual. Já o vestibular, como da Fuvest, por exemplo, utiliza a Teoria Clássica dos Testes (TCT). Quem acertar mais perguntas, soma mais pontos.

De acordo o sistema usado pelo Inep para cada item/questão é construído um modelo representado por três parâmetros: a discriminação (que ajuda a diferenciar a habilidade dos alunos), o grau de dificuldade e o acerto casual.
A TRI é usada desde 1995 nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede o desempenho de estudantes do ensino fundamental e médio. A teoria começou a ser aplicada no Enem em 2009, para garantir a possibilidade de comparação das notas de diversos anos.
Os professores de cursinho ouvidos, consideraram que as provas de ciências da natureza e de ciências humanas, aplicadas no primeiro dia do Enem, no sábado (22), mostrou uma evolução em relação aos anos anteriores. Eles destacaram que as provas de ciências da natureza e de ciências humanas apresentaram temas relevantes e cobrou mais conteúdo em relação a 2010.
Edmilson Motta, coordenador geral do Etapa, disse que o MEC trouxe um Enem mais aprimorado. “Houve uma evolução considerando os exames anteriores”, disse. Para Motta, a prova apresentou um aumento da exigência do conteúdo, mas o maior foco ainda estava no texto, que é parte decisiva do exame. “Sobre o grau de dificuldade não vejo nenhuma grande mudança em relação ao ano passado. É uma prova média que se dificulta mais pela extensão do que pelo nível das questões”, afirmou.
Luis Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo, afirmou que de modo geral, o Enem abordou temas relevantes, mas pecou com imprecisões em questões de biologia. “Em algumas perguntas [como a de número 52, da prova branca] o texto não dialoga com a pergunta, torna-se desnecessário, o que atrapalha o candidato, já que o tempo é um fator relevante.”

O segundo dia foi considerado cansativo tanto para os estudantes quanto para os alunos. O exame reuniu 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da redação.
Simone Ferreira Gonçalves Motta, professora de português do Etapa, afirmou que ao tema da redação - "viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado" - permitiu que o aluno pudesse trabalhar em profundidade com a argumentação. "Não existe nada fácil quando se fala de elaboração de ideias, mas o tema é muito próximo do aluno e isso pode ter facilitado o processo."
Luis Ricardo Arruda, coordenador Anglo, disse que de modo geral a prova estava bem elaborada, porém em literatura, os professores do cursinho reclamaram que a banca se limitou a autores recentes. Em português, segundo ele, o maior problema para os candidatos foi o tempo. "Três minutos foram insuficientes para responder cada questão."



A prova de matemática trouxe muitas questões com gráficos e tabelas para buscar dos alunos a interpretação das imagens apresentadas. Também foram abordadas questões de geometria plana e geometria espacial.
Segundo o professor Felipe Rossi, do cursinho de A a Z, do Rio, as questões mais fáceis da prova de matemática são as relacionadas à conversão de medidas (como, por exemplo, a pergunta sobre o carro em miniatura e a mecânica do pistão), além da questão sobre o guarda-chuva, que pedia apenas o nome da figura geométrica do cone. Errar essas questões simples compromete o resultado final, por causa do sistema de correção do Enem.

fonte: G1

Morre John McCarthy, um dos mestres da Inteligência Artificial e criador do Lisp




O mundo da tecnologia perdeu mais uma de suas mentes brilhantes. John McCarthy, matemático, cientista, o criador do termo “inteligência artificial” e também o pai da linguagem de programação Lisp faleceu no último domingo (23) na Califórnia (EUA) aos 85 anos. Não há detalhes divulgados sobre a causa de sua morte.

McCarthy foi considerado um dos primeiros homens a trabalhar no desenvolvimento da inteligência articial e sempre disse que ela deveria interagir com o homem. Além disso, ele foi autor dos sistemas de computação por tempo limitado, que permitiram uma profundidade maior no uso dos primeiros computadores.

O matemático nasceu em 1927, na cidade de Boston, trabalhou na Universidade de Stanford e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), além de ter vencido o prêmio Turing em 1972 e a Medalha Nacional de Ciência em 1991.

Já a programação Lisp, uma das maiores conquistas de McCarthy, surgiu em 1958 e serviu para facilitar o desenvolvimento da inteligência artificial. A linguagem é das mais antigas ainda em uso e foi usada pela primeira vez ao colocar um computador para jogar xadrez contra um adversário humano.

Assim como outras personalidades que se foram neste mês (Steve Jobs e Dennis Ritchie), McCarthy mantém suas raízes espalhadas pelos sistemas de todo o mundo.



fonte: Techtudo

Google avalia comprar Yahoo!, diz jornal



A novela pela compra do Yahoo! pode ganhar um novo concorrente de peso. Segundo o The Wall Street Journal, o Google teria procurado dois fundos de private equility a fim de financiar uma possível aquisição da empresa fundada por Jerry Yang.

De acordo com a fonte ouvida pela publicação, o Google estaria avaliando a possibilidade junto com os bancos, porém, nenhuma oferta teria sido elaborada por enquanto.

Por outro lado, uma fusão das duas maiores companhias de internet dos Estados Unidos dependeria de uma aprovação dos órgãos antitruste locais.

Caso entre de vez na disputa pelo Yahoo!, o Google pode travar uma queda de braço com a Microsoft.

A empresa dirigida por Steve Ballmer também trabalha para apresentar uma proposta de compra para o Yahoo!, segundo o WSJ. 

Rumores apontando o interesse da Microsoft em comprar o Yahoo! são alimentados há alguns anos. Em 2008, a empresa fez uma oferta oficial de 44,6 bilhões de dólares, que foi recusada pela companhia de Jerry Yang. Hoje, em crise, o valor de mercado do Yahoo! é estimado em cerca de 18 bilhões de dólares . 

Apesar de o Yahoo! permanecer lucrativo, sua receita tem caído ano a ano desde 2008. No mês passado, a empresa demitiu sua CEO, Carol Bartz, por telefone. Na ocasião, Carol chamou o presidente do conselho, Roy Bostock, de “palerma”.



fonte: Info Exame

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Grupo Anonymous ataca site de pedofilia e divulga lista de utilizadores




O grupo de ciber-activistas Anonymous lançou um ataque contra um site com conteúdos de pedofilia e divulgou uma lista com dados de quase 1600 utilizadores

O site Lolita City tornou-se o último alvo das actividades do colectivo Anonymous, que conseguiu desactivar a página ilegal, onde eram partilhados conteúdos de pornografia infantil, e aceder a uma lista com os dados de 1589 utilizadores.

Tal como já aconteceu no passado esta lista acabou por ser publicada na Internet, numa iniciativa baptizada pelos activistas como Operação Darknet, algo como rede escura em tradução literal.

Em comunicado o grupo Anonymous revela ainda que o objectivo desta acção foi lutar contra a partilha deste tipo de conteúdos na Internet, através de uma rede denominada Tor, desactivando um site onde estavam alojados mais de 100 GB de ficheiros de pedofilia.

Esta rede Tor é uma rede privada utilizada não só por cibernautas e activistas que pretendam escapar a mecanismos de censura governamentais, como é o caso da Grande Firewall da China, mas também por pedófilos para partilharem conteúdos ilegais, pois garante o anonimato dos utilizadores.

Antes de terem desactivado e roubado a base de dados dos utilizadores do site, os ciber-activistas afirmam que lançaram ultimatos aos administradores da página para cessarem actividade, mas como estas mensagens foram ignoradas, decidiram atacar o site.

Um dos principais defensores da rede Tor, o activista Jacob Applebaum, foi um dos primeiros a congratular a iniciativa dos membros do Anonymous, através da sua conta pessoal no Twitter.



Mesmo assim há quem defenda que este tipo de acções deve ser feita com cautela, como é o caso de um investigador da empresa de segurança informática Sophos, que argumenta que apesar «das intenções deles [o grupo Anonymous] poderem ser boas, desactivar sites ilegais ou redes de partilha deve ser feito pelas autoridades, e não por vigilantes».

Citado pelo portal The Register Graham Cluley acrescenta que «quando 'amadores' atacam há sempre o risco de estarem a comprometer uma investigação em curso, evitando que a polícia consiga reunir provas necessárias para avançar com uma queixa com sucesso ou dificultar a argumentação de que as provas não foram corrompidas por hackers».



fonte: Sol Sapo

Assassin’s Creed"será adaptado para os cinemas




A Sony Pictures fechou um acordo com a produtora francesa Ubisoft para fazer um filme baseado no jogo "Assassin’s Creed", segundo o site Variety.

A história do jogo se passa em 2012 e gira em torno de Desmond Miles, um jovem bartender que é sequestrado pelas indústrias Abstergo e colocado em um máquina chamada Animus. Ele então descobre que é descendente dos assassinos Altair e Ezio, que viveram na idade média e na renascença, respectivamente, e é obrigado a ajudar a Abstergo a encontrar um artefato milenar.

Ainda não há previsão de lançamento para o longa.



fonte: Natelinha

Corregedoria da PM investiga entrada de 2.600 latas de cerveja em unidade prisional da corporação




A Corregedoria Interna da Polícia Militar do Rio de Janeiro investiga a entrada de 2.600 latas de cerveja no BEP (Batalhão Especial Prisional) da corporação, em Benfica, na zona norte da cidade, no último domingo (23).

De acordo com o corregedor geral da PM, coronel Waldyr Soares Filho, o motorista do Fiat Fiorino, que carregava as bebidas, disse que teria ido até o BEP para fazer uma conferência da mercadoria, que seria levada em seguida para outro local. 

- O dono do carro foi abordado e disse que teria levado esta carga, que pertenceria a um interno, para fazer uma conferência, para depois levar para um comércio. Isso não é verdade. Nós verificamos que o carro entrou no estacionamento ao lado da unidade prisional, que pertence ao Corpo de Bombeiros e é cedido para estacionamento em dia de visitas. 

Ainda segundo o coronel, o oficial de dia, responsável pela entrada de veículos no estacionamento da unidade, foi preso em flagrante.

Agentes da 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar faziam uma perícia no local na manhã desta segunda-feira (24).

Um flagrante de irregularidade no BEP mostrou um ex-PM preso comemorando uma festa de aniversário com direito a convidados dentro do sistema prisional em setembro de 2010. 

A festa era uma comemoração do aniversário do filho do ex-PM Carlos Ari Ribeiro, conhecido como Carlão, que fugiu da unidade prisional no mês passado. Ele é apontado como principal matador de uma milícia na zona oeste do Rio e que é investigado em pelo menos 16 assassinatos. 

O que mais teria chamado a atenção do comando da PM foi a ostentação de jóias por parte dos presos, considerado uma espécie de afronta à corporação. 

Segundo José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública, algumas providências já começaram a ser tomadas. Uma delas é que, a partir de agora, os prisioneiros terão que usar uniformes. O secretário também pediu uma reformulação do sistema e mudança do local.



fonte: R7

Serviços permitem postar mensagem de voz em redes sociais




A Claro anunciou, nesta segunda-feira (24), o lançamento do serviço Post de Voz, que permite que os clientes da empresa postem mensagens de voz em suas páginas do Twitter e do Facebook. A Nextel oferece um serviço semelhante.

Para usar o Post de Voz, o usuário deve entrar no site da empresa, registrar seus dados e dar informações das redes sociais. Para fazer o post, é preciso ligar para o número *789 e gravar a mensagem. O custo para fazer a gravação é de R$ 0,31 e impostos.

O serviço da Nextel, o Push to Tweet, funciona de maneira parecida, mas apenas no microblog. O usuário faz um cadastro em um site da Nextel, fornece suas informações da conta do Twitter e recebe um número de rádio para postar as mensagens de voz.



fonte: G1

Protozoário causador da doença de Chagas pode gerar remédio




O mesmo protozoário que causa a doença de Chagas pode ser também um agente decisivo no combate a outras doenças cardíacas. Uma pesquisa do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor-USP) aponta o Trypanosoma cruzi como o gerador natural do que pode vir a ser um novo remédio contra o acúmulo de colesterol em veias e artérias.

O Trypanosoma cruzi é produtor de uma enzima chamada transialidase. Estudos feitos ao longo de quase dez anos pelo Incor-USP já comprovaram que, em animais, essa enzima faz com que placas de colesterol fixadas nas artérias se desmanchem, reduzindo assim o risco de enfartes.

As pesquisas sobre a enzima são coordenadas pela diretora do Laboratório de Inflamação e Infecção do Incor-USP, Maria de Lourdes Higuchi, que se dedica, desde o início de sua carreira como pesquisadora, a estudar a doença de Chagas.

Ao longo de anos de trabalho, Maria de Lourdes percebeu que os doentes de Chagas tinham uma vantagem em relação a outras pessoas e isso chamou sua atenção. “Nenhum doente tinha histórico de aterosclerose [acúmulo de colesterol nas veias]”, disse ela. “Resolvemos então começar a estudar os motivos disso.”

Nesses estudos, a pesquisadora descobriu que a enzima transialidase, produzida pelo Trypanosoma cruzi, “rouba” das células humanas ácido siálico. Esse ácido ajudam as bactérias a se unir ao colesterol e se prender nas paredes arteriais, formando blocos de gordura. Sem ácido siálico nas células, porém, as placas de gordura se desmancham.

Segundo Maria de Lourdes, a ação da enzima no combate ao acúmulo de colesterol já foi testada e confirmada em coelhos. A pesquisadora, agora, busca recursos para iniciar estudos sobre seus efeitos em pessoas com problemas cardíacos.

“Se tivéssemos uma condição ideal de trabalho e o apoio de uma grande empresa, poderíamos terminar as pesquisas em três ou quatro anos”, contou. “Estamos atrás do financiamento.”

O cardiologista José Antônio Ramires, diretor da Divisão de Cardiologia Clínica do Incor-USP, disse que espera que esse financiamento venha em breve pois o tratamento a partir da transialidase pode ser “uma mudança de paradigma”. “Seria um grande benefício para os pacientes”, afirmou.

De acordo com Ramires, cerca de um terço das mortes registradas no Brasil são causadas por doenças cardíacas. Dessas mortes, metade se deve à aterosclerose.

Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam ainda que esses números tendem a aumentar no país. Segundo Ramires, com isso, o Brasil deve ser a nação com maior número de mortes por doenças cardíacas até 2030.



fonte: Correio do Estado