A Seleção Brasileira criou chances, dominou o Paraguai e teve sua melhor apresentação na era Mano Menezes, mas deu vexame na hora da decisão por pênaltis e está eliminada da Copa América: após perder as quatro cobranças que teve (Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred, assista no vídeo ao lado), o Brasil foi derrotado por 2 a 0 pelos paraguaios e caiu nas quartas de final do torneio neste domingo, em La Plata , depois de um 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação.
O fracasso fez lembrar a jornada trágica do atacante Martín Palermo, que perdeu três pênaltis na derrota da Argentina para a Colômbia por 3 a 0, pela Copa América de 1999. A cobrança de Elano, particularmente, lembrou a de Baggio na final da Copa do Mundo de 1994 - ocorrida também em um dia 17 de julho.
Mais uma vez, a Seleção sai de uma competição nas quartas de final junto da Argentina. Na Copa do Mundo de 2006, os hermanos foram eliminados pela Alemanha e o Brasil em seguida caiu para a França. Em 2010, o time verde e amarelo tropeçou na Holanda e no dia seguinte os argentinos caíram de novo para Alemanha. Agora, no último sábado, a seleção de Messi e cia foi despachada pelo Uruguai, também nos pênaltis.
Classificado para as semifinais, o Paraguai vai pegar a Venezuela, que venceu o Chile por 2 a 1. A partida será na próxima quarta-feira, às 21h45m (de Brasília), em Mendoza. A outra semifinal está definida entre Uruguai e Peru, terça, em La Plata , no mesmo horário.
Seriedade verde e amarela.