Se você fosse dono de um comércio e vendesse
bastante o produto X, você contaria aos seus clientes que essa mercadoria pode
sair de graça? É mais ou menos assim que os bancos lidam com as contas
digitais. Elas existem, são gratuitas para todas as transações feitas online e
podem ser solicitadas por qualquer cliente, mas como uma cesta de serviços
tradicional é paga, as instituições não vão divulgar o pacote gratuito para não
perderem receita. A fim de esclarecer sobre o funcionamento das contas
digitais.
E em 2010 essa realidade passou a ser válida, a Resolução
3.919/2010(clique aqui) do Conselho Monetário
Nacional, orgão máximo da política monetária e de crédito no Brasil,
estabelece, no art. 2º, que todo brasileiro tem direito a um Pacote
de Serviços Essenciais, o qual não terá custo nenhum.
Os serviços do Banco 24 Horas estão inclusos.
Independentemente se você é rico ou pobre, tem direito.
Cabe, agora, você analisar se usa essa quantidade de serviços, ou não, e ir, se
for interessante, pessoalmente no seu banco e pedir a mudança.
Sabemos que a maioria dos cidadãos não usam mais do
que isso. Eu, por exemplo, não chego a usar a quantidade que tenho direito. Desde
do final de 2011 não pago um centavo de tarifa bancária. Pelas minhas
contas já economizei quase quinhentos reais.
O que fazer se o banco não quiser me atender?
Se possível, imprima essa resolução antes de ir
no banco; se não for, não tem problema. Converse com o funcionário e peça a
mudança. Claro que vão tentar dificultar, mas sempre acabam fazendo. Tendo algum
problema, anote o nome do funcionário e ligue no SAC (Serviço
de Atendimento ao Consumidor) do mesmo banco. Provavelmente o problema será
resolvido. Caso não, liguei na ouvidoria do banco. Caso não, penso eu
que já estará resolvido nessas horas, ligue 0800 979 2345 (Banco Central –
autarquia do governo que fiscaliza os bancos) ou faça uma queixa no
próprio site deste (clique aqui).
Abrir
uma conta eletrônica pode representar uma grande economia. Se tomarmos como
base uma cesta de serviços que custe R$14,90 por mês (preço geralmente mais
baixo, com poucos serviços incluídos), depois de 5 anos você gastaria R$894
somente com a tarifa, sem contar as cobranças por DOC e TED. Esse mesmo valor
investido a 0,7% ao mês renderia R$1.106,30 em 5 anos. Ou seja, por que dar
esse montante para o banco se você guardá-lo para você?
A
conta digital só não vale a pena se você precisa muito de serviços que só podem
ser realizados na agência ou se utiliza cheques com frequência.
A escolha do banco onde você
vai abrir sua conta digital depende, obviamente, do que você espera de uma
instituição financeira. Como todos os serviços são feitos sem contato com
funcionários do banco, algo que pode ajudar na escolha é observar o funcionamento
do internet banking e do aplicativo para smartphone, que serão muito utilizados
por você. Hoje em dia quase todos os bancos oferecem esses recursos de forma
simplificada e segura, mas questões de preferência pessoal podem pesar nessa
escolha. O que vale ressaltar, porém, é que não existe uma grande diferença
entre os serviços oferecidos pelos bancos nas contas eletrônicas. De um modo
geral, elas são bem parecidas e incluem as mesmas transações.
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