Páginas

Tradutor do Blog do Folador

sábado, 19 de abril de 2008

LInux o futuro é agora!

Linux o futuro é agora.


Sejam bem vindos.


Inicialmente gostaria de agradecer pela visita.


Estou aqui para dizer sobre o sistema Linux, conhecido por muitos e pouco usado pelos adoradores de Windows, não estou aqui para fazer apologia ou falar mal do sistema operacional Windows, e sim, para falar o que o bom Linux faz. Meu sistema Linux usado é o UBUNTU que é uma derivação do Debian. Uso o Ubuntu por que me identifiquei com ele, mas a Linux tem outras distribuições que qualquer outra pessoa possa se identificar.

Serei o bastante sincero com minhas declarações e alegria que o Ubuntu me trouxe. Inicialmente comecei usando o Kurumin, o que também é uma ótima distro*. Tanto quanto o Kurumin quanto o Ubuntu tem a opção em português, isto as outras distro também tem já começo por ai como um bom ponto inicial.

A maior dificuldade que vejo nas pessoas quando digo que uso Linux, é o espanto em seus olhos, parece coisa de outro mundo, a dificuldade de entender, mas como o inglês, pessoas que nunca usaram a língua também tem dificuldade, depois de um tempo de uso adquire experiência.

O que mais me atrai no uso do Linux é um programa chamado Synaptic, que é uma ferramenta interessantíssima que me proporciona conforto na instalação de meus programas no Ubuntu. O Synaptic é uma interface gráfica para o apt-get, que é o gerenciador de programas no modo texto, como o famoso MS-Dos. Com ele você pode instalar, remover configurar ou atualizar pacotes (programas), navegar, filtrar e procurar pela lista de pacotes disponíveis, gerenciar ou atualizar o sistema inteiro. Você pode também enfileirar uma certa quantidade destas ações para serem executadas de uma só vez. O Synaptic informará quando dependências forem necessárias, bem como conflitos com outros pacotes já instalados no seu sistema.


Uma das maiores vantagens que encontrei no Linux, foi os programas liberados para uso sem nenhum custo, claro que encontrei uma certa dificuldade em achar o nome dos programas, pelo fato de serem similar, ou seja fazem a mesma função, mas o nome muda por isso a dificuldade.

Para quem tem internet não fica tão difícil achar os programas, por exemplo você pode procurar no google, exemplo: “photoshop para Ubuntu” aparecera para usar no wine ou você devera ver o nome Gimp que particularmente criei uma grande simpatia por ele.

Wine não é um emulador do Windows, e cria um Windows dentro do seu Linux, para que você possa rodar programas do Windows dentro do Linux, a vantagem é que não precisamos esperar ele carregar a interface gráfica do Windows para que funcione.

Digo mais, o Linux tem uma certa facilidade para encontrar seus drives todos e instalar quando a instalação está sendo feita. Isso ele faz no momento em que você carrega o live CD. O live CD é o Linux em um CD, para que possa entender melhor, você não precisa instalar o Linux, somente colocar o Live CD para carregar inicialmente e pronto, voa-la o Linux estará funcionando em seu computador sem que você precise mexer, alterar ou instalar nada.

Não posso deixar de acrescentar que o Linux é de graça, e 80% de seus programas também, daí você me pergunta, como eles fazem pra manter isso, eu até agora não descobri, mas já ouvi boatos de que o suporte é pago, mas não sei se é verdade ou não. Além disso o Linux é um sistema operacional com a idéia de muitos usuários como nos que já tiveram um certo problema com drives. Ele é o pensamento de muita gente, por isso sempre vai atender a necessidade de muitos.

Fica por aqui a dica e até a próxima.

Júlio Folador Neto

Nenhum comentário: