Páginas

Tradutor do Blog do Folador

sábado, 25 de agosto de 2012

Vitória da Apple sobre Samsung pode mudar setor de celulares


A vitória da Apple frente à Samsung ante a justiça norte-americana pode vir a remodelar um setor dos aparelhos móveis em plena ebulição e retardar o avanço do Google e de seu sistema de exploração Android, dizem analistas. Um tribunal da Califórnia deu em grande parte razão na sexta-feira ao inventor do Mac, que acusava seu competidor sul-coreano de ter copiado seu telefone iPhone e seu tablet iPad, e condenou a Samsung a indenizar o grupo norte-americano em US$ 1,050 bilhão. Os telefones e tablets da Samsung em questão funcionam com o sistema Android, que o falecido fundador da Apple, Steve Jobs, havia classificado de produto "roubado".



A determinação do tribunal norte-americano "obrigará a uma reestruturação dos produtos Android", disse Rob Enderle, analista especializado nas tecnologias de ponta do Enderle Group. O resultado do processo pode também beneficiar outros atores do mercado, como a Microsoft, que apresenta atrasos neste terreno, ou do construtor de Blackberry, o grupo canadense RIM, o mais afetado pelo êxito do Android.

A vitória poderia, por exemplo, facilitar a venda dos dois novos sistemas de comercialização que a Microsoft está para lançar (Windows 8 e Windows Phone 8), pois estes aparecem "protegidos" contra eventuais demandas da Apple, considera Enderle. A decisão do tribunal fará também do RIM "um objeto de compra mais atrativo que antes, pois suas licenças são percebidas como suficientemente sólidas para manter a Apple a distância", disse.

O Android equipa atualmente mais de 50% dos telefones multifuncionais vendidos nos Estados Unidos. A fatia de mercado da Apple chegou a 30% e a da RIM se reduziu a 12%. A Apple permanece, ao mesmo tempo, em troca amplamente à frente do mercado de tablets, do qual controla 70%. Para Florian Mueller, consultor especializado em licenças e direitos, o julgamento de sexta-feira representa um "enorme avanço" para Apple, que vê como a justiça validou "o argumento de Steve Jobs de que Android é um produto roubado".

Contudo, muito dependerá do que acontecerá com o processo judicial. Uma audiência está prevista para 20 de setembro para determinar se a sentença de sexta-feira será anulada ou se a Samsung sofrerá sanções "punitivas" que poderiam triplicar o montante da reparação que deveria ser pago a Apple. O grupo sul-coreano já anunciou sua intenção de apelar à decisão do tribunal norte-americano.



"Vamos atuar imediatamente para apresentar um requerimento para que a decisão seja revista e, se não vencermos, iremos ao Tribunal de Apelação", disse a Samsung em um comunicado. Um elemento crucial do proceso será a capacidade que demonstra a Apple para obter uma suspensão da venda dos produtos Samsung em questão.

Dennis Crouch, especialista em direito das licenças na Universidade de Misuri, indica em seu blog que o juiz do caso dispõe de grande margem para legislar "como lhe pareça apropriado". A Samsung esta "seguramente pronta para deixar de vender cada um dos produtos em questão e a substitui-los", afirmou.

O julgamento de sexta-feira envolve também os telefones Galaxy e o tablet Galaxy 10, dois populares produtos da Samsung, mas não a sua nova estrela, o telefone móvel Galaxy S III.

Além da Samsung, outro grande perdedor pode ser o Google, fundamentalmente se a Apple continuar acusando judicialmente os produtos de outros fabricantes. "O Google não pode frear a Apple", escreveu Mueller em seu blog. "Ele terá que organizar sua retirada e proceder as modificações no Android", afirmou.


 

Neil Armstrong, 1º homem a pisar na Lua, morre aos 82 anos



O ex-astronauta americano Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, morreu aos 82 anos, segundo reportagens na mídia dos Estados Unidos neste sábado. Armstrong tinha sido submetido a uma cirurgia no coração no começo deste mês para desobstruir artérias.

Como comandante da missão Apollo 11, Armstrong se tornou o primeiro ser humano a pisar na Lua em 20 de julho de 1969. Em nota, a família afirmou que Armstrong morreu devido a complicações cardiovasculares, mas não revelou o local onde ele estava. Os familiares o descrevem como um carinhoso marido, pai, avô, irmão e amigo, além de "um relutante herói americano que sempre acreditou que estava fazendo o seu trabalho."

Coração

Armstrong descobriu durante exames em um hospital que quatro artérias coronárias estavam entupidas e teve que passar por uma cirurgia de emergência no início de agosto. O ex-astronauta vivia em Cincinnati, onde fica o hospital no qual fez os exames e foi operado.

À TV NBC, Gene Cerman (que esteve na Lua na Apollo 17) relatava uma conversa que teve à época com Carol Armstrong (mulher de Neil) e ela afirmou que ele se recupera bem após o procedimento.


O astronauta tinha uma vida recatada. Sua última aparição pública foi no Congresso, em novembro do ano passado, quando defendeu a Nasa - a agência espacial americana - dos cortes no orçamento e recebeu uma medalha dos parlamentares.




 

Explosão em refinaria mata 26 na Venezuela


Uma explosão no complexo de refinarias de gás e petróleo em Paranaguá, o principal da Venezuela e um dos maiores do mundo, deixou 26 mortos e mais de 80 feridos. Segundo o vice-presidente, Elías Jaua, que se deslocou para acompanhar a situação da maior refinaria do país, localizada no Estado Falcón, a maioria dos mortos é de militares da Guarda Nacional Bolivariana (17) e deles é um menino de 10 anos.

As causas do acidente estão sendo investigadas, há suspeita que vazamento de gás que provocou explosão na zona de tanques de gás da refinaria Amuay, a maior das três que formam o complexo.

O ministro de Energia e Petróleo da Venezuela, Rafael Ramírez, disse que "foi uma explosão na área de armazenamento, produto de um vazamento de gás que, pelas condições climáticas que reinavam, ficou acumulado na área e, diante de uma fonte de ignição, explodiu".

A refinaria se encontra numa zona residencial e com comércios, onde moram trabalhadores do complexo com seus familiares, assim como famílias pobres que se instalaram nas áreas periféricas.

Chávez decreta luto nacional

O presidente Hugo Chávez decretou luto nacional em função da tragédia. "Decidi decretar um luto nacional de três dias porque isso afeta a todos nós, a grande família venezuelana, civil e militar", declarou o presidente durante um contato telefônico com membros de seu gabinete presentes no local dos fatos.

Chávez também transmitiu seu pesar aos familiares dos falecidos e fez um apelo para que a população fique "alerta e calma porque, em meio à tragédia, o perigo maior foi controlado".

"Ordenei uma investigação profunda sobre estes fatos e sobre suas causas. É preciso determinar causas, efeitos e tomar decisões que precisarem ser tomadas", acrescentou.

Cerca de 80 bombeiros especializados da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA) continuam posicionados no lugar.

Depois da explosão, foi realizada uma parada programada da atividades do complexo, que deve voltar a funcionar dentro de dois dias, afirmou o ministro do setor.

Ramírez disse ainda que existem hidrocarbonetos suficientes armazenados para garantir o abastecimento do mercado interno. A refinaria de Amuay, que faz parte do Centro de Refinamento Paraguaná, e a maior deste país petroleiro e processa 645.000 barris de petróleo por dia. Segundo o site da PDVSA, o Centro de Refinamento de Paraguaná cobre mais de 60% da demanda de combustível da Venezuela.

A Venezuela - primeiro produtor de petróleo na América do Sul e quinto exportador mundial - produz em média três milhões de barris diários (mbd), segundo dados oficiais, apesar de a Opep afirmar que a oferta de petróleo do país é de 2,3 mbd.

A Opep certificou em 2011 que a Venezuela tem as maiores reservas mundiais de petróleo, com 296,5 bilhões de barris, acima das da Arábia Saudita, o país com maior capacidade de refino.

Em março passado, as autoridades venezuelanas informaram que esta cifra aumentou para 297,57 bilhões de barris.


 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Facebook e Youtube lideram uso de redes sociais no Brasil



O Facebook liderou o ranking de redes sociais mais acessadas no Brasil em julho, com 54,99% da preferência dos usuários, de acordo com dados da Experian Hitwise, ferramenta líder global de inteligência digital da Experian Marketing Services. No mesmo período em 2011, a ferramenta tinha 18,24% de participação de visitas, crescimento de 36,75 pontos percentuais.

Em segundo lugar no ranking da categoria Redes Sociais e Fóruns, da Experian Hitwise, ficou o YouTube, com 17,92%. O Orkut ocupou o terceiro lugar, com 12,42%, apresentando queda de 33,69 p.p. no ano contra ano.Em quarto, ficou o Windows Live Home (2,41%), seguido de Twitter (2,29%), Yahoo! Answers Brasil (1,70%). Ainda entre os top 10 sites mais acessados na categoria estão Badoo (1,55%), Google+ (1,17%), Bate-papo UOL (1,10%), e Tumblr (0,31%).

De acordo com dados da Experian Hitwise, Redes Sociais e Fóruns lideram o ranking de categorias mais acessadas pelos usuários de Internet no Brasil, com 22,08% da preferência, alta de 5,03 p.p. em relação ao mesmo período no ano passado. Em segundo lugar ficou a categoria Ferramentas de Busca, com 12,44% dos acessos, queda de 8,88 p.p. em relação a julho de 2011. A categoria Sites de E-mail ocupou o terceiro lugar no ranking, com 5,44%, seguida de Multimídia, com 4,97%, e Páginas Iniciais de Portais, com 4,55% da preferência dos usuários de Internet no Brasil em julho de 2012.

De acordo ainda com dados da Experian Hitwise, redes sociais de nicho aumentaram massivamente sua participação de visitas na Internet no mundo, com destaque para o Instagram e o Pinterest. De acordo com dados da Experian Hitwise, redes sociais de nicho aumentaram massivamente sua participação de visitas na Internet no mundo, com destaque para o Instagram e o Pinterest.

O crescimento meteórico tanto do Instagram, que permite aos usuários compartilhar fotos por meio de redes sociais, e Pinterest, o pinboard online que permite aos usuários organizar e compartilhar seus interesses, fez com que as redes figurassem entre as 20 mais usadas em Cingapura, Reino Unido e Estados Unidos. Outras redes sociais de nicho como Reddit, na Austrália, FanPop, no Reino Unido, e Stock Twits, nos Estados Unidos, também vivenciaram ganhos expressivos.



 

sábado, 18 de agosto de 2012

Bienal 2012 - Escritor Júlio Folador na feira internacional do livro


 
O escritor Júlio Folador estara altografando sua obra: Mulheres são como Rosas, nesta tarde de sabado (18), apartir das 16:00. Julio Folador estara no espaço K52, estande da Biblioteca 24 Horas.

A programação se encontra no site de Biblioteca 24 horas - www.biblioteca24horas.com, o horario que o escritor Júlio Folador estará na mesa de altográfos, são das 20:00 às 22:00, mas o autor garante estar proximo ao estande no decorrer da tarde de sabado e o dia todo no domingo (19).

Muitas pessoas já passaram pela feira e levaram o seu exemplar, perguntamos a um leitor sobre o autográfo: "Eu voltarei na tarde de altográfos para pegar a minha dedicatória...".

Os leitores intrevistados gostaram muito da visita a Feira do livro Bienal 2012 e da obra que diz versos quentissimos sobre o desejo do homem para com a mulher. Alguns até aguardam o volume dois...

Venha conferir essa maravilhosa viajem nos livros e conhecer a obra do escritor Júlio Folador - Mulheres são como rosas.


Vendas:

www.amazon.com
www.biblioteca24horas.com
Livraria Cultura


 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cérebro vale mais do que músculos no caratê

Cientistas estudaram movimentos e atividade cerebral de praticantes da arte marcial e descobriram que quebrar tijolos tem mais a ver com coordenação motora do que força

Praticante de caratê quebra pilha de tijolos com a mão: o segredo está no cérebro


O poder cerebral, e não a força bruta, pode explicar que os especialistas em caratê consigam quebrar tijolos com um simples golpe com a mão, afirmaram cientistas, segundo os quais anos de treinamento em artes marciais alteram o cérebro.

Cientistas compararam na Grã-Bretanha os golpes curtos de uma dezena de especialistas em caratê com os de 12 principiantes em bom estado físico, e descobriram que o segredo dos donos de faixa preta não está no poder muscular, mas na capacidade de coordenar a velocidade máxima do ombro e do punho. Isso permite maior aceleração e maior impacto, afirmaram os cientistas no último número do periódico científico Cerebral Cortex.

 

 

 

Ministro lança campanha para atualizar caderneta de vacinação

 A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite passam a fazer parte do Calendário Básico. Crianças menores de cinco anos, das regiões Norte, Nordeste e parte de Minas, irão receber megadoses de vitamina A, dentro do Programa Brasil Carinhoso.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (14) campanha de atualização da caderneta de vacinação das crianças. A ação tem como objetivo a melhoria da cobertura vacinal do público infantil e será realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o país.  A ação ocorrerá no período de 18 a 24 de agosto, sendo 18 o dia D de divulgação e mobilização nacional.

Durante a entrevista coletiva, o ministro anunciou também a oferta de suplemento de vitamina A àscrianças menores de cinco anos - moradoras das regiões Norte, Nordeste e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. A medida integra o Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio desde ano e que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância. 

Na campanha de atualização serão oferecidas à população alvo – crianças menores de cinco anos – várias vacinas. A pentavalente e a Vacina Inativada Poliomielite (VIP) também passam a fazer parte do calendário básico de criança.

 Confira a apresentação sobre atualização da caderneta de vacinação.

Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a um posto de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

“A partir de agora, no primeiro semestre, haverá a campanha de vacinação com as gotinhas para combater a poliomielite. No segundo semestre, teremos a campanha de atualização da caderneta infantil”, explicou o ministro. Ele destacou também a distribuição da vitamina A durante a campanha.    “Vamos aproveitar este momento de mobilização para expandir a oferta da vitamina A, já que o público é o mesmo, ou seja, crianças menores de cinco anos”, afirmou. Padilha explicou que serão utilizados as mesmas unidades de saúde e os profissionais para otimizar o atendimento. “Queremos evitar que crianças tenham deficiências com a vitamina A, que são a causa de doenças, como diarréia, pneumonias e infecções pulmonares”, enfatizou.

Para a operacionalização desta campanha, serão disponibilizados cerca de R$ 18,6 milhões, transferidos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos fundos estaduais e municipais. Aproximadamente 34 mil postos fixos de vacinação estarão abertos, além de postos volantes. Haverá o envolvimento de 350 mil profissionais de saúde e a utilização de cerca de 42 mil veículos. O público-alvo nesta faixa etária é de 14,1 milhões de crianças.

PENTAVALENTE – A vacina pentavalente é injetável e reúne em uma única aplicação a proteção de duas vacinas distintas, a tetravalente - que deixa de ser ofertada e protege contra difteria, tétano, coqueluche e Haemophilus influenzae tipo b (meningite e outras doenças bacterianas) -  e a vacina contra a hepatite B.

 “Além do conforto para as crianças, por representar uma picada a menos, é uma medida de eficiência, de melhoria da gestão pública, com a economia de seringas e nos procedimentos de armazenagens”, avaliou o ministro.

A pentavalente será administrada aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida. Além desta vacina, a criança manterá os dois reforços com a DTP. O primeiro reforço deverá ser administrado aos 12 meses e o segundo aos quatro anos. Os recém-nascidos continuam a receber a primeira dose da vacina hepatite B nas primeiras 24 horas de vida, preferencialmente nas 12 horas, para prevenir a transmissão vertical. A vacina hepatite B também ficará disponível a outras crianças que já tinham esquema completo para tetravalente,mas não tinham para a hepatite B.

Foram adquiridas mais de oito milhões de vacinas que serão repassadas aos governos estaduais e ao Distrito Federal. Na primeira remessa, serão 726 mil doses para abastecer todo o Brasil (confira tabela abaixo).

PÓLIO INATIVADA – A partir de agora, as crianças que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. Já a terceira dose (aos seis meses), e o reforço (aos quinze meses) continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.

Enquanto a pólio não for erradicada no mundo, o Ministério da Saúde continuará a utilizar a vacina oral poliomielite (VOP), pois ainda existem três países (Nigéria, Afeganistão e Paquistão) endêmicos para a doença. OBrasil já está se preparando para utilizar, apenas, a vacina inativada quando ocorrer a erradicação da doença no mundo. A VIP será incluída na pentavalente junto com a vacina meningocócica C (conjugada) transformando-se na vacina heptavalente. Os laboratórios Bio-Manguinhos, Butantan e Fundação Ezequiel Dias (FUNED) estão desenvolvendo este projeto. A previsão é que a vacina heptavalente esteja disponível no Programa Nacional de Imunizações daqui a quatro ou cinco anos.

VACINA ORAL- As doses da VOP visam manter a imunidade populacional (de rebanho) contra o risco potencial de introdução de poliovírus selvagem através de viajantes oriundos de localidades que ainda apresentam casos autóctones da poliomielite, por exemplo.

Antes, a criança recebia a vacina oral poliomielite (VOP) em todo o esquema vacinal, aos 2 meses (primeira dose), 4 meses (segunda dose), 6 meses (terceira dose) e aos 15 meses (reforço).Agora, nas duas primeiras doses (2 e 4 meses de idade) a criança receberá a vacina inativada poliomielite (VIP) e na terceira dose (6 meses) e no reforço (15 meses) receberá a VOP. A criança menor de 5 anos de idade que iniciou esquema com VOP deverá completar o esquema com a mesma vacina. Já a criança menor de 5 anos, que ainda não iniciou esquema com VOP, deverá seguir o esquema sequencial.

VITAMINA A – O Ministério da Saúde vai disponibilizar megadoses de vitamina A para repor as deficiências nutricionais em crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. A estratégia faz parte da Ação Brasil Carinhoso e também terá o seu dia de mobilização nacional, no próximo sábado 18 de agosto.

Para a campanha, serão priorizados os estados das regiões Norte e Nordeste, e as cidades das regiões do Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, totalizando 2.434 municípios. Para as demais regiões do país, no decorrer do ano, a suplementação de vitamina A será realizada durante a rotina de Atenção Integral à Saúde das Crianças que acontece nas Unidades Básicas de Saúde. Até o fim de 2012, a suplementação será ampliada às demais unidades da federação, contemplando 3.034 municípios em todos os estados brasileiros. Serão incluindo todos os municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria, além dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas.

A suplementação contribui para reduzir a gravidade das infecções,  diminuição da morbimortalidade infantil e contribui para a saúde da visão e o pleno desenvolvimento cognitivo. A criança deve receber  duas doses anuais (não injetáveis), uma a cada seis meses. Cada município deverá adotar a sua estratégia para a identificação das crianças, de seis meses a menores de cinco anos, que serão atendidas e rotineiramente acompanhadas. A identificação pode  ser por demanda espontânea nas unidades de saúde (durante as consultas regulares do Crescimento e Desenvolvimento Infantil); por busca ativa por meio dos Agentes Comunitários de Saúde e Equipes Saúde da Família); ou por meio da indicação de parceiros que atuam na prevenção e controle dos distúrbios nutricionais, como, por exemplo, os líderes da Pastoral da Criança. 

CAMPANHA DE ATUALIZAÇÃO - DOSES AUTORIZADAS
Estado
VIP
Pentavalente
RONDONIA            13.920             10.000
ACRE              9.000             10.000
AMAZONAS            40.340             80.000
RORAIMA              5.140               6.000
PARA            76.080             36.660
AMAPA              7.640               3.000
TOCANTINS            13.300               8.000
NORTE          165.420           153.660
MARANHAO            65.920             60.000
PIAUI            27.240             30.000
CEARA            70.080             32.850
RIO GRANDE DO NORTE            26.080             20.000
PARAIBA            32.020             30.000
PERNAMBUCO            75.640             40.000
ALAGOAS            29.600             20.000
SERGIPE            18.720             10.000
BAHIA          116.100             60.000
NORDESTE          461.400           302.850
MINAS GERAIS          134.580             63.080
ESPIRITO SANTO            27.460             20.000
RIO DE JANEIRO          115.520           100.000
SAO PAULO          319.140           200.000
SUDESTE          596.700           383.080
PARANA            79.560           100.000
SANTA CATARINA            44.520             44.000
RIO GRANDE DO SUL            71.280             70.000
SUL          195.360           214.000
MATO GROSSO DO SUL            21.480             40.000
MATO GROSSO            25.860             20.020
GOIAS            46.660             46.000
DISTRITO FEDERAL            23.440             20.000
CENTRO - OESTE          117.440           126.020
BRASIL      1.536.320        1.179.610